Voleibol
O voleibol nasceu com uma junção do basquete e do tênis, a bola ficariam passando de uma lado ao outro pelas mãos dos jogadores. No começo não haviam um bola especial para isso, então era usado a câmera das bolas de basquete, assim como a rede, que era o própria do tênis.
Regras
O campo é retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores. Há um linha de 3 metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quardra(foto em anexo). A primeira quadra de voleibol tinha as seguintes medidas: comprimento - 15,35m ; largura 7,625m.
Cada equipe é formada por 12 jogadores, sendo 6 titulares e 6 reservas.
No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque, e, acerta a bola com a mão tencionando a ir a quadra do adversario. Os oponentes devem então fazer a bola retornar tocando-a no máximo três vezes, e evitando que o mesmo jogador toque-a por duas vezes consecutivas.
No momento em que o time adversário vai atacar, os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 podem saltar e estender os braços, numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola pela red. Este movimento é chamado de bloqueio, e não é permitido para os outros três atletas que compõem o restante da equipe.
Após o ataque adversário, o time procura interceptar a trajetória da bola com os braços ou com outras partes do corpo para evitar que ela aterrisse na quadra. Se