Voleibol
HISTÓRIA
Origem do voleibol
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de
Massachusetts) William George Morgan.
Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores.
Inicialmente o esporte jogava-se com uma câmara da bola de basquetebol e foi chamado Minorette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball Até o início da década de 30 o vôlei foi em grande parte um jogo de lazer e recreação e havia apenas poucas atividades internacionais e competições.
Havia regras diferentes do jogo em várias partes do mundo; no entanto, os campeonatos nacionais eram realizados em muitos países (por exemplo, na Europa Oriental, onde o nível de jogo tinha atingido um nível notável)
FUNDAMENTOS
O SAQUE
O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol.
Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrisar na quadra adversária.
•Saque por baixo ou por cima
•Saque com efeito
MANCHETE OU PASSE
O primeiro contato com a bola após o saque é denominado recepção ou passe, e seu objetivo primordial é evitar que ela atinja uma área válida do campo. Manchete
É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.
FUNDAMENTOS
LEVANTAMENTO
O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola.
Seu principal