volei
História:
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.
Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
O jogo:
Oficialmente o vôlei é jogado em 5 sets. Não há um limite de tempo para a realização da partida, e para que um time vença um set, é necessário estar com dois pontos de vantagem com relação ao time adversário. Vence o time que ganhar 3 sets primeiro. Cada time pode ter seis reservas e em um set o técnico pode fazer até seis alterações. Caso o jogador volte à quadra este deve ocupar o lugar daquele que o substituiu.
O objetivo do jogo: O objetivo do jogo é passar a bola para o campo adversário, por cima da rede, fazendo com que ela toque o chão dentro dos limites da quadra e impedir que o time adversário faça o mesmo. Cada vez que o objetivo é alcançado, a equipe obtém um ponto. É válido dar três toques na bola, o terceiro já deve ser o que passa a bola para o campo adversário e um jogador não pode dar dois toques seguidos na bola. Em quadra o jogo é composto por dois times de 6 jogadores, na areia é jogado com duplas. Ambas as modalidades possuem regras próprias.
Fundamentos
Saque: primeiro movimento da bola. O objetivo é fazer com que ela atravesse a quadra por cima da rede e caia em um espaço válido da quadra adversária.
Recepção: defesa da bola que é lançada pelo saque para evitar que ela caia em quadra e a equipe que sacou marque ponto.
Levantamento: Acontece geralmente após a recepção e objetiva a preparação da bola no ar, em uma posição adequada para que outro jogador faça o ataque.
Ataque: lançamento da bola para a