VOLEI SISTEMAS
A armação 3.2.1. no seu dispositivo final apresenta a característica de utilizar todos os jogadores que não tomam parte no bloqueio como defensores sem estabelecer a responsabilidade especifica, a um deles, de proteção ao bloqueio e utiliza entretanto os jogadores das posições 1, 5 e o atacante que não tomar parte no bloqueio como responsáveis também pela cobertura conforme a posição ataque. Neste caso existirão dois jogadores com função dupla defender ou cobrir o bloqueio (COBERTURA À DISTÂNCIA)
A Partir do Centro Recuado forma-se os sequintes tipos de bloqueios :
•Semi Círculo com Bloqueio Simples;
•Semi Círculo com Bloqueio Duplo;
•Quadrado com Bloqueio Duplo Triplo;
Sistemas com 3 receptores:
O levantador, o atacante de meio e o atacante oposto são liberados, portanto, as ações de recepção do saque adversário ficam sempre sob a responsabilidade dos dois receptores principais mais o defensor central. A estrutura geralmente tem a forma de "V" , “V” invertido ou semicírculo .
Com o aumento da média de estatura dos jogadores, as equipes masculinas deixaram o quarto elemento fora da recepção. Agora, além do levantador, mais dois jogadores estavam liberados da ação de recepção, podendo ser “escondidos” em função de questões técnicas ou por serem opções táticas do sistema de ataque. O modelo também passou a ser adotado por equipes femininas.
Hoje, no masculino já não temos mais o 3º passador para saques flutuantes. Apenas no saque em suspensão surge o 3º elemento da recepção. E já existem equipes femininas que começaram a adotar este sistema.
A idéia básica é formar uma linha de passe, um semicírculo ou um triangulo, pois há a necessidade de se respeitar a regra de correspondência.