Voip
O objetivo do trabalho a seguir é apresentar e analisar a tecnologia chamada VoIP. Para isso, veremos seu conceito faremos a comparação desse com o sistema convencional de ligações, para então apontar as vantagens do VoIP e posteriormente suas desvantagens. Sendo esse serviço uma inovação em comparação à telefonia convencional, é relevante apresentar o que as empresas estão fazendo para se manterem competitivas nesse mercado que parece crescer cada vez mais rápido.
CONCEITO DE VoIP
A sigla VoIP significa “Voice over Internet Protocol” que em portugês é voz sobre protocolo de internet, ou seja, voz transformada em dados e transmitida pela internet. A ideia é bem simples e consiste em realizar ligações telefonicas pela internet. O conceito é transformar voz em dados e enviar para qualquer lugar do planeta. Essa é a base do VoIP, a nova forma de utilizar o computador para realizar ligações telefonicas e, com isso, economizar no custo das ligações.
Nas ligações que utilizam a tecnologia VoIP a voz, que é transformada em dados, trafega pela Internet ao invés da estrutura telefonica convencional. Essa é a primeira diferença entre o sistema VoIP e o STFC - Sistema de Telefonia Fixa Comutável - que é o serviço de telecomunicações convencional.
Por meio da transição de voz e outros sinais, o STFC destina-se a comunicação entre pontos fixos, utilizando processos de telefonia. Ou seja, a diferença é que, no VoIP, a voz é transformada em dados, esses dados são cortados, encriptados, codificados, empacotados em pedaços e transmitido via Internet para o receptor, aonde os pacotes são decodificados e transformados novamente em voz. Diferente do que ocorre em uma ligação convencional, em que a voz é transmitida em um circuito dedicado, exclusivo, que é estabelecido pela operadora entre os assinantes.
CONCLUSÃO
Desde que foi lançado o VoIP modificou a maneira de como pensamos a telefonia no futuro. As empresas sabem que é preciso acompanhar o