você viu um homossexual por aí?"
PROFESSORA: REIKO MUTO
ESCRITURAÇÃO
1. Conceitos
Distinguimos na Contabilidade uma parte teórica e outra prática. A parte teórica ou científica está voltada para o estudo de postulados, princípios, convenções, normas e padronizações que estabelecem a estrutura conceitual da ciência contábil à luz da evolução das diferentes correntes doutrinárias. A parte prática trata da execução dos registros de fatos contábeis, constituindo-se a técnica que se denomina Escrituração, através da qual a
Contabilidade atinge seu objetivo, que é a consolidação das informações padronizadas, em forma de demonstrações financeiras, ou demonstrações contábeis ou relatórios contábeis.
O conhecimento da metodologia para registrar os fatos contábeis em conformidade aos padrões estabelecidos permite fornecer informações sobre o estado patrimonial e suas variações, para fins de análise e interpretação de dados e fatos que afetem o patrimônio.
Para Hilário Franco1 “Escrituração é o registro dos fatos contábeis, segundo princípios e normas técnico-contábeis, tendo em vista demonstrar a situação econômico-patrimonial da entidade e os resultados econômicos por ela obtidos em um exercício.”
Para Roque Jacintho2 “Escrituração é o conjunto dos lançamentos, ordenados cronologicamente.” É, pois, através da escrituração que os fatos contábeis são registrados nos livros contábeis, segundo os princípios e normas técnico-contábeis, tendo em vista demonstrar a situação econômico-patrimonial da entidade e os resultados econômicos por ela obtidos em um exercício (um período estabelecido pela entidade para apurar o lucro ou prejuízo).
Ao registro de um fato contábil chamamos de Lançamento ou Partida. Ao conjunto dos lançamentos chamamos de Escrituração. Esse registro poderá ser feito de várias maneiras, de acordo com o método e o processo de escrituração adotados.
2. Aspectos legais da escrituração
A exigência e requisitos da escrituração mercantil estão