Você viu um homossexual por ai?
Segundo Vidal Porto, a luta de décadas dos homossexuais no ocidente, pela igualde jurídica, apresenta resultados notáveis e hoje se encontra a frente dos debates sobre direitos humanos.
O autor comenta que o Brasil, apesar de alguns avanços, ainda oferece pouco em termos de proteção e respeito social aos gays, e que uma parcela do Congresso brasileiro através de discursos discriminatórios tenta impedir o estabelecimento do reconhecimento dos direitos dos homossexuais, assim também como programas de televisão que deturpam a imagem dos gays. Para o autor, é lamentável que a imagem desqualificada da homossexualidade possa ser usada como discurso político ou como fonte de humor. Ele afirma que para haver uma mudança de concepção, o homossexual precisa se assumir, ampliar o conhecimento de seus direitos e enfatizar que o gay é um cidadão como qualquer outro, com as mesmas capacidades de qualquer pessoa e que, acima de tudo, é ser humano. Diz Alexandre Porto que o apoio de pessoas influentes na sociedade, dá maior credibilidade às lutas por direitos sociais em busca de uma sociedade mais justa.
Daniela Mercury deu a lição de que não é preciso ser triste, irresponsável e fracassado para ser gay. E, que a despeito do que digam, a homossexualidade não é ridícula e nem amaldiçoada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUIMICA
CURSO E LICINCIATURA EM QUIMICA
DISCIPLINA: POTUGUES INSTRUMENTAL
RESUMO DO TEXTO: Você viu um homossexual por ai?
Belém/PA
2014