Você não ficará rica, economizando no cafézinho
Você certamente já leu sobre isso em algum livro, site ou de um amigo que tentou lhe explicar o assunto. Provavelmente tenha visto isso junto de tabelas que mostravam que o dinheiro economizado em pequenos gastos diários, como tomar o café da manhã em casa e não na padaria, viraria uma fortuna se aplicado a juros compostos ao longo de trinta ou mais anos.
Hoje quero deixar uma coisa bastante clara:
Você não enriquecerá economizando no cafezinho!
Só o que você conseguirá com esta atitude é viver infeliz.
Você acorda todas as manhã para ir trabalhar. Gosta tanto dos seus lençóis que acordar mais cedo para preparar seu café em casa não passa pela sua cabeça. Além disso, tomar café em casa significaria abrir mão de acompanhar na cafeteria aquela colega de trabalho de quem você tanto gosta.
Você quer enriquecer. Lê muito sobre o assunto. E em todo o lugar sempre aparecem aquelas famigeradas tabelas de juros compostos mostrando a fortuna que você joga fora todos os dias no café da manhã. Até que um dia você cede e finalmente corta de sua vida “aquela atitude horrível que o estava impedindo de enriquecer”. Você abandona o café da manhã com os colegas de trabalho.
Sabe o que acontece a seguir? Você abandonou um de seus pequenos prazeres diários e no final das contas não está guardando mensalmente o valor economizado com isso, pois os valores são tão pequenos que acabam escorrendo de suas mãos em outros pequenos gastos. Mesmo que você seja um poço de disciplina e esteja realmente colocando em um cofrinho, diariamente, o dinheiro do cafezinho, certamente você não continuará fazendo isso pelos próximos 30 anos!
Divirta-se com o processo, não espere pelo resultado
Aproveite sua caminhada para a riqueza. De que adianta viver se tivermos que abrir mão de todos nossos pequenos prazeres? Para que enriquecer se não podemos nem tomar um cafezinho com os amigos todas as manhãs?
O caminho para a riqueza exige esforço sério,