Você diante de si mesmo
Agora é a sua vez de olhar-se no espelho, de olhar-se por dentro. Faça-o sem preconceitos. Não tenha medo, seja franco ... QUEM, de fato, É VOCÊ?
Quem é você, que se coloca diante do mundo, dos seus pais e diante dos outros quando ajuda, destrói, fala bem, desafia, constrói, disputa, corrige, derruba, condena, opina, não sabe perder, exige, ama, engana, mente, quer ter a última palavra, é franco, fere, abranda, eleva, abusa, usa, torna objeto e enobrece aquele com quem se relaciona?
Diante dos outros, como eu sou? Filho, irmão, amigo, exigente, aluno, operário, trabalhador, chato, simpático, intolerável, amigável, cordial? Aceito- me como único , diferente e co- responsável por tudo o que acontece ? Aceito o meu corpo, meu jeito, minha história, meus acertos e fracassos? Tenho opinião própria, ou vivo imitando os outros?
O que significa para você o professor , o irmão, o namorado, o pai, a mãe, as garotas, os, amigos, as crianças, o vizinho, o padre, o farmacêutico, o mendigo, o lixeiro, o velho, os deficientes físicos, os mesmo preconceitos contra ninguém?
Você pode contar nos dedos as pessoas que você ajudou desinteressadamente,? Acredita qe a felicidade existe? Acredita no amor , no casamento, na boa vontade dos outros, na religião em dias melhores para todos? Você acredita em você mesmo
?
Você que se diz católico, participa da missa da sua comunidade? Reflete a Palavra de Deus? O que faz para construir a vida em comunidade?
Você, que fala de justiça e amor, já fez alguma coisa pelo mendigo, pelo velho ou precisa de você ? o que faz pelos pobres e sofridos? É solidário com eles?
Você que protesta contra guerras no exterior, já evitou as guerrinhas no interior de sua família, que você muitas vezes provoca por sua atitude egoísta? Como posso criticar grandes problemas se não resolvo os pequenos problemas ?
Você que exige coerência e não acha bom quando vê um pobre aleijado ou uma criança ferida ou um aidético