Você ainda tem chance de ser empregado
Para ter chances de voltar a ser empregado é necessário criar condições propícias para tornar-se empregável através de melhor qualificação profissional. As empresas desejam atrair e manter a mão de obra mais capacitada disponível no mercado. Não arranje desculpas para agir e não fale sem pensar nas consequências. Evite o perfil do anti-executivo: ser individualista, acomodado, interesseiro, desorganizado, desinformado, preguiçoso, sem iniciativa e sem atenção.
As empresas, hoje, exigem um comportamento pró-ativo e muito mais positivo dos seus funcionários. Atualmente, o mercado de trabalho exige um nível maior de capacitação profissional. Portanto, quanto invista no desenvolvimento de suas habilidades.
O primeiro passo é verificar se existe o Plano de Expansão na sua empresa, muitas vezes o Plano está apenas na cabeça dos seus dirigentes e não foi divulgado aos seus funcionários.
O Plano da empresa define os objetivos dela, buscando novas ideias, mais abrangentes, para expandir o seu mercado, procurando criar novas oportunidades de negócios.
As metas e ações devem estar claramente definidas e as decisões devem ser informadas aos funcionários e equipes para que todos possam trabalhar voltados e motivados para alcançar, tanto os seus objetivos profissionais, quanto os empresariais.
A empresa precisa ter um plano para crescer e expandir os seus negócios de forma ordenada. Se você não souber qual é a orientação a seguir, pouco poderá ajudar a empresa no seu esforço para sobreviver a crise. Nesse caso, você deixa de ser necessário, pois não sabe em que direção ela vai e, portanto, também estará desorientado e perdido.
Se você souber com antecedência quais são os caminhos da empresa, vai poder se capacitar e se adaptar às inovações e alterações de rumos.
Você poderá definir seus objetivos pessoais e profissionais mais adequadamente ao que a empresa necessita e ajustá-los às sua expectativa de vida e de profissão,