Vocaulário sociológico
1942 palavras
8 páginas
VocabulárioAlienação
A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos de pensar e de agir por si próprios. Os indivíduos alienados não têm interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa.
Vale salientar ainda que é o estado pelo qual um indivíduo que foi educado em condições sociais determinadas passa a se submete aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.
Fora do campo das ciências sociais, alienação pode se referir a alienação de uma propriedade.
Antinomia
Uma antinomia (ou paradoxo) é a afirmação simultânea de duas proposições (teses, leis etc.) contraditórias. A antinomia no campo do Direito recebe o nome de antinomia jurídica.
Capitalismo
Capitalismo é o sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É o sistema econômico dominante no mundo ocidental desde o fim do feudalismo.
Classe social
Uma classe social é um grupo de pessoas que tem status social similar segundo critérios diversos. Segundo a ótica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante.
Comunismo
O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.
Controle Social
Controle Social é a