Vocabulário filosófico
A POSTERIORI - (Expressão latina): aquilo que é estabelecido e afirmado em virtude da experiência.
A PRIORI - (Expressão latina): anterior à experiência. 1. Que é logicamente anterior à experiência e dela independente.
ABSOLUTO - Do latim absolutum, solto de, desligado de. O que não comporta nenhuma limitação, restrição ou dependência. O contrário de relativo. É o ser que não depende de outro, que se basta a si mesmo. É o ser completamente livre de relações reais, que tem em si a própria razão de ser, o ser por essência.
ABSTRAÇÃO - É uma operação pela qual o espírito, depois de haver distinguido os diferentes caracteres de um objeto, separa dos outros um desses caracteres e o considera isoladamente.
ABSTRATO - Do latim abstractus.
1. Diz-se daquilo que é considerado como separado, independente das suas determinações concretas e acidentais. Uma ideia abstrata é aquela que se aplica à essência, considerada em si mesma, e que é retirada, por abstração, dos diversos sujeitos que a possuem. Ex.: a brancura, a sabedoria, o orgulho etc. Ela é tanto mais abstrata quanto maior for sua extensão: o vivente é mais abstrato que o animal, pois compreende também o vegetal.
2. Produto da abstração que consiste em analisar o real mas considerando separadamente aquilo que não é separado ou separável. Oposto a concreto.
ABSURDO - Do latim absurdus, discordante, incongruente. Aquilo que viola as leis da lógica por ser totalmente contraditório. É distinto de falso, que pode não ser contraditório. Ex.: a existência do movimento perpétuo. A demonstração por absurdo é aquela que demonstra uma proposição tentando provar que a sua contraditória conduz a uma consequência manifestamente falsa; ora, de duas proposições contraditórias, se uma é verdadeira, a outra será necessariamente falsa, e vice-versa.
ACIDENTE - Tradução de um termo aristotélico, muito utilizado pela escolástica, que designa o que pode, indiferentemente, estar presente ou desaparecer sem modificar