Vlan
CAMPUS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Curso: Tecnólogo Redes de Computadores
INTERDISCIPLINAR
VLANS
São José, 17 Novembro 2005
O que é Vlan?
Uma VLAN é um agrupamento lógico de dispositivos ou usuários que podem ser segmentados por tipo, independe da topologia física, ou seja, uma topologia de rede, que é virtual e que fará com que o Switch subdivida suas portas em “sub-redes”. As VLAN’s não são padronizadas e exigem o uso do software proprietário do fabricante do switch. A norma que regulamenta esse padrão de Vlan’s é o IEEE Standard 802.1Q, IEEE Standards for Local and Metropolitan Area Networks Essa tecnologia surgiu a partir da necessidade cada vez maior de uma rede flexível, onde possa haver, como, por exemplo, reestruturações dentro das empresas, troca de funcionário, crescimento de usuários na rede, novos programas que requerem plataformas mais robustas de trabalho como aplicações multimídia, etc.
Como Funciona?
As Vlan’s funcionam da seguinte maneira, conforme a figura:
[pic] Como você pode ver, as Vlan’s são criadas para subdividir as redes em segmentos lógicos que, sem depender das conexões físicas, trabalham na mesma rede. A figura representa um prédio de 3 andares com seus respectivos setores, onde, ao lado esquerdo fica a rede tradicional e ao lado direito a rede com Vlan. Na segmentação tradicional, cada andar tem sua rede distinta com um hub compartilhando para todos os usuários. Já com as Vlan’s, um Switch em cada andar conectando fisicamente todos os dispositivos, e logicamente, criando um “grupo” com componentes distintos, um de cada andar formando uma rede.
Quais os Tipos de Vlan’s?
As Vlan’s podem ser de tipos baseados em: • Centrados em Portas (Camada 1) • Endereço MAC (Camada 2) • Protocolo (Camada 2) • Endereço IP (Camada 3)
Centrados em Portas
Os membros de uma Vlan podem ser