Vladimir Ilitch Lenin
Estudou na faculdade de Direito na Universidade de Kazan. No decorrer dos estudos o jovem Lenin teve contato com as ideologias que realmente marcariam suas ações futuras. E, principalmente, tornou-se um marxista. Após formado, passou um tempo na Suíça, em 1895, onde fez contato com exilados russos.
Quando voltou para Rússia, com a intenção de dar vida ao Partido Social Democrata Russo, acabou sendo preso e exilado na Sibéria, local onde permaneceu por três longos anos. Em 1905 eclodiu uma revolução na Rússia, sem liderança definida ou objetivos bem claros, mas que serviu para abalar a sustentação do czarismo no país e fragmentar o prestígio do então czar Nicolau II. Nesta ocasião, o partido de Lênin entrou em desacordo sobre as posturas que deveriam ser tomadas no movimento revolucionário e acabou se sucedendo um divisão. Levando à criação de 2 partidos, o Partido Bolchevique, de cunho mais radical e o Partido Menchevique mais moderado.
Em outubro de 1917, os bolcheviques (partido liderado por Lenin) assumiram o controle a liderança da Russia. Lenin foi eleito presidente do Conselho dos Comissários do Povo sendo a autoridade máxima. Nesta revolução, o czar Nicolau II foi punido com a morte.
Após alcançar o poder, Lenin realizou uma série de mudanças de acordo com a sua corrente politica rompendo com os antigos alicerces que sustentavam a Rússia Czarista. Vários bancos e indústrias foram nacionalizados, os títulos de nobreza perderam o seu valor, as liberdades civis foram reorganizadas por novas leis, as forças armadas ganharam nova formação e