Vivências e Estágios no Sistema Único de Saúde (VER-SUS), como estratégia para a formação de profissionais comprometidos/as ética e politicamente com as necessidades de saúde da população.
Introdução
O presente trabalho consiste em relatar a experiência vivida no VER-SUS. Os estágios de vivências constituem, portanto, importantes dispositivos que permitem ao/à estudante experimentar um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço de desenvolvimento de processos de luta dos setores do campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos/as com as necessidades de saúde da população. São objetivos do estágio: Estimular a formação de trabalhadores/as para o SUS, comprometidos/as eticamente com seus princípios e diretrizes, e que se entendam como atores/atrizes sociais e agentes políticos/as capazes de promover transformações na sociedade; Realizar estágios de vivência para que estudantes universitários/as tenham a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e, assim, qualificar-se para a atuação no sistema de saúde.
Objetivo
Trata-se de um relato de experiência de atividades do VER-SUS Inverno 2014 realizadas no período de 18 a 28 de Julho, no Assentamento Normandia, Cidade de Caruaru (PE). Discute-se a interação dos participantes frente aos objetivos do estágio. Metodologia
Apresenta característica de imersão, na qual aproximadamente 50 estudantes convivem por um período de tempo, 11 dias. Onde se discuti variados eixos temáticos divididos por dia, sendo eles: Sociedade, Opressões, Determinantes Sociais de Saúde, Promoção da Saúde e Atenção Básica, Integralidade, Saúde Mental, Saúde Pública x Saúde Privada, Movimentos Sociais, e O Papel Social dos Graduandos.