VIVÊNCIA DO USUÁRIO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Este presente trabalho apresenta as relatividades do usuário do sistema único de saúde (SUS) na cidade de Rio Branco, foi visitado apenas uma unidade de saúde para identificar devidos procedimentos relativos ao dia a dia dos profissionais da saúde, e em especial do usuário desse sistema, com o intuito de fazermos uma análise crítica e construtivas, pois de acordo com a constituição de 1988 no artigo 196, relata sobre os direitos do usuário da saúde pública. O texto constitucional demostra claramente que a concepção do SUS está baseada na formação de um modelo de saúde voltada para as necessidades da população, procurando resgatar o compromisso do estado para com o bem-estar social, especialmente no que se refere à saúde coletiva, consolidando-o como um dos diretos da cidadania. (AGUIAR, 2011. p137). A unidade que visitamos nos mostrou que, mesmo dentro de muitas críticas que a saúde pública enfrenta na atualidade podemos constatar que neste ambiente o usuário tem sido atendido com muito respeito e qualidade, e que as doutrinas do SUS são levados muito a sério nesse ambiente, segundo (AGUIAR, 2011. P138).
O SUS e definido, pelo artigo 198, como ações e serviços públicos de saúde que integram uma reide regionalizada e hierarquizada e organizada de acordo com os princípios doutrinários da universalidade, equidade e integralidade e com os princípios organizativos da hierarquização, descentralização e participação da comunidade. Por estes e outros motivos, notaram que, os usuários da saúde pública que dependem desses procedimentos, que são realizados nessa unidade, mesmo que sendo agravos de extrema delicadeza, estão sendo tratados com respeito, clareza e sigilo de todos procedimentos.
2-VIVÊNCIA DO USUÁRIO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO – ACRE
Quando se fala em vivencia do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), logo entende-se que se refere ao processo do primeiro atendimento e, o acompanhamento