Viviane Louvatto 14201704

542 palavras 3 páginas
Os resíduos químicos perigosos podem ser prejudiciais à saúde dos seres humanos, de outros organismos e ao meio ambiente no presente ou no futuro. E são produzidos em grandes quantidades pela atividade industrial e utilizados direta ou indiretamente por grande parte da sociedade.
Segundo BRAGA et al.:
“Uma das maneiras mais comuns de abordar a questão dos resíduos perigosos é pelo tratamento e/ou disposição adequada. Todavia, a experiência tem demonstrado que nem sempre tal abordagem é satisfatória, ocorrendo o retorno dessas substâncias de modo indesejado e não controlado ao meio ambiente por causa da ineficiência das medidas tomadas para evitar esse retorno.”
Os métodos mais comuns utilizados para a disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos são: Aterros de armazenamento as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
Para todas as alternativas anteriormente citadas é evidente a possibilidade de poluição de aquíferos e de corpos de água superficiais em função de falhas nos sistemas de armazenamento. Assim, um dos requisitos fundamentais a ser observado no projeto, construção e manutenção de tais instalações é a impermeabilização adequada do meio. Obviamente, tal observação não é válida para o caso de injeção de poços, que polui os aquíferos diretamente. Tal prática, usada extensivamente no passado, resultou em grandes danos aos usuários dos recursos hídricos subterrâneos, pois como a água subterrânea, entre outros aspectos, move-se de modo bastante lento, esses mananciais podem permanecer poluídos por vários anos ou décadas depois de ser interrompido o despejo de poluentes em seu interior.
Algumas substâncias são dispostas em tambores, os quais são posteriormente aterrados como alternativa de disposição. A experiência tem mostrado que esses tambores sofrem comumente um processo de deterioração, permitindo a liberação de resíduos perigosos no meio ambiente.
Essas formas de disposição nem sempre

Relacionados