Viver intensamente torna-se o que se é-RESUMO
Nietzsche durante a sua vida se posicionou contra o dualismo de Platão que criava a imagem de um homem perfeito, resumindo as atitudes que a pessoa deve tomar em algum momento como do bem e do mal, colocando a alma como mais importante do que qualquer coisa.
Nietzsche ao contrario acreditava que o corpo era uma extensão muito mais complexa e superior, pois era o recipiente da alma.Verdade ou mentira, não passam de interpretações e pontos de vistas, já que as pessoas conforme os seus interesses as manipula defendem.
Universalidade da verdade para Nietzsche simplesmente não existe; o autoconhecimento é a formula para se viver intensamente e explorar o máximo suas potencialidades, ele era a favor de tudo aquilo que fortificasse o corpo e incentivasse as pessoas a lutarem para continuarem a viver.
Se você não toma o controle de sua vida, esta se resumira a vida de uma ovelhinha obediente que quando o pastor não estar por perto do rebanho corre grande perigo de vida.
O livro "Nietzsche: Viver intensamente torna-se o que se é" de Mauro Araújo é escrito em linguagem acadêmica uma interpretação dos trabalhos de Nietzsche pelo autor, no qual ele apresenta os principais ensinamentos de Nietzsche sobre como se viver intensamente.
É um livro de tamanho mediano que pode-se tranquilamente ser levado na bolsa, acho mais interessante que a leitura dele seja feita de forma tranquila, onde leia-se um capitulo por dia refletindo-os; as letras tem um tamanho muito agradável aos olhos.
Nietzsche é o que podemos dizer um anticristo e mesmo sendo cristã, a suas leituras são de fato importantes.Gosto de ler livros que confrontem o que acredito, pois é através desses confrontos que vejo as coisas sobre outras perspectivas, fazendo com que veja as "verdades" que acredito sobre outros olhos questionando-as e fazendo com que elas sejam mais contundentes e racionais , havendo de certa forma um equilíbrio.