VIVENCIAS DO CAMPO DE ESTÁGIO
RESUMO: Este trabalho é um reflexo da relevância do Estágio Básico II na construção do saber psicológico para os acadêmicos do Curso de psicologia da Faculdade Vale do Salgado em Icó-Ce. É um típico exemplo de que a teoria e a prática são indispensáveis na qualificação profissional. O trabalho em linhas gerais considera o equipamento onde o estágio foi desenvolvido, as ações realizadas antes da ida ao equipamento, atividades realizadas no equipamento e supervisões em sala onde havia uma partilha dos saberes emergidos. Dentro de uma metodologia simples, porém comprometida com a demanda do equipamento buscou-se desenvolver uma abordagem qualitativa das atividades desenvolvidas trazendo melhorias para os estagiários e para o usuários, equipe do CAPSi, onde desenvolveu o estágios e responsáveis pelo usuários. A conclusão não poderia ser diferente, constitui-se numa firme assertiva que o referido estágio é indispensável ao profissional que almeja ser competente no seu fazer psicológico.
Palavras-Chaves: CAPSi, Estágio BásicoII, Vivencias, Equipamento, Roda de Conversa.
INTRUDUÇÃO
Esse trabalho é parte das exigências curriculares do Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado – FVS e tem como objetivo descrever as vivencias experimentadas no périod de estágio. O estágio ora aludido é o cumprimento das disciplina Estágio Básico II e foi desenvolvido no Centro de Apoio Psicossocial Infantil –CAPSi de Icó-Ce sob a orientação e e preceptoria da professora Ana Valéria Correia.
Uma palavra que define bem o que é CAPS é a seguinte: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.
O CAPS tem como finalidade a integralidade no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos