Vivencia cap 5
2) Temor do Senhor: Obedecemos a quem tememos ou respeitamos esse principio básico nos garante o cumprimento das ordenanças de Deus ao passo que temamos a ele. Os filhos em sujeição do pai temem-nos e o obedecem, assim é este princípio do temor ao Senhor.
Compromisso: sem compromisso não podemos servir verdadeiramente ao Senhor nem alcançar a santidade, pois, ela requer compromisso voluntario do cristão, sem obediência estamos a mercê de sua misericórdia e mais próximo do inferno como em Mt 25:1-4 ( as 10 virgens) e Lc 12: 47-48 ( servo infiel).
3) Um exemplo bíblico que remete muito a desobediência e falta de temor é o evento da torre de Babel ( Gn 11), onde homens amaldiçoados , sem temor, infligem mandamentos de Deus e se setorizam-se amotinando-se em criar uma fuga da ira divina procurando poder nas ciências (11:3) . A outra aposta a essa de “temor ao Senhor”esta em Gn 28:16 com o terror de Jacó após acordar de um sonho revelador de Deus , em reverencia a essa revelação monta um altar e declara ali como a “casa de Deus”Betel.
4) Áreas chaves onde o temor do Senhor é evidenciado são os pensamentos, as palavras, as ações os sentidos na vida financeira, no bom uso do tempo, na vestimenta, na sexualidade e na autoridade pastoral.
5) No pós-modernismo há um destronamento de Deus e o homem como centro do universo e a razão como predominante em relação a fé, há liquidificação de valores e ditadura dos desejos do homem.
6) Hedonismo, Relativismo, Secularismo, Antropocentrismo.
7) Hedonismo é a busca incessante pelo prazer e bem estar. Prejudica a igreja na medida em que se pensa que Deus apenas age na satisfação pessoal e financeira de uma pessoa (prosperidade) desvincula a pessoa de um compromisso com Deus e do bom uso do tempo.
8) O relativismo é uma linha de pensamento que