Vivaldi e as 4 estações
“As
Quatro
Estações”
Ano Lectivo 2010-2011
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Vivaldi
Disciplina: Música Ocidental I
Professor: Frederico Lourenço
Curso: 1º ano Estudos Artísticos
Elaborado por:
Ana Filipa Casado de Almeida Rodrigues
Ano Lectivo 2010-2011
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
António Lúcio Vivaldi, um grande, senão o mais contemplado, compositor do estilo barroco, nasceu no ano de 1678 na maravilhosa República de Veneza, situada em
Itália e faleceu ao seus 63 anos, em 1741, respectivamente.
Vivaldi, já familiarizado com os sons produzidos pelo violino desde pequeno (o seu pai, Geovanni Batista, lhe ensinara, pois este já era, também, amante de tal precioso instrumento de quatro cordas) foi autor de inúmeros concertos instrumentais, obras sacras (a mais famosa delas – Glória) e vastas óperas.
No entanto, mesmo sendo considerado, hoje em dia, o grande símbolo do
Barroco, Vivaldi teria sido esquecido por um período, aproximadamente, de duzentos anos. Como muitos dos compositores e músico de ta sua época, Vivaldi, teria acabado pobre e considerado “passado de moda” pois os gostos iam-se modificando.
Afortunadamente e graças a alguns musicólogos a sua redescoberta e respectiva fama foi trazida ao de cimo novamente, sendo considerado um dos mais celebrados e importantes compositores da Época Barroca, sem margens para dúvidas, como já antes mencionado. Pode-se afirmar, também, que a sua obra teve grande influência da região onde nasceu e cresceu. Veneza, capital do carnaval, onde se encontram as mais belas formas românticas e máscaras coloridas caracterizadoras do próprio carnaval, foram influências para a obra de António Vivaldi.
Ano Lectivo 2010-2011
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abordemos, agora, uma das suas obras mais particularmente: As Quatro
Estações. No entanto, será abordada de uma forma pessoal bem como