Vitopaper
Felipe Arruda felipe.a86@hotmail.com Introdução a Engenharia – Profª Melode
Resumo Vitopaper é o papel sintético elaborado pela engenharia e desenvolvimento da Vitopel, empresa especializada em filmes flexíveis. É um “papel” produzido sem corte de árvores, é 100% reciclável, tem uma durabilidade maior, além de uma melhor aparência e economia de tinta nas impressões. Foi desenvolvido juntamente com a universidade UFSCAR e já se encontra em escala comercial.
Que o plástico está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia não é nenhuma novidade, basta olhar ao redor para perceber a infinidade de produtos que utilizam o plástico em nosso benefício. Mas uma novidade que todo mundo vai gostar de saber é que os plásticos descartados agora têm um destino mais nobre que os aterros e lixões: livros, cadernos, rótulos e etiquetas, cartazes, silk screen e impressões digitais, etc. Para cada 1.000 kilos de vitopaper produzidos são retirados de aterros, lixões e do meio ambiente cerca de 850 kilos de lixo de pós consumo isso porque sua base de produção são as garrafas pets, sacolas de supermercado e demais embalagem constituídas de PP (polipropileno) e PE (polietileno).
Palavras-chave: Vitopaper. Plástico. Sustentabilidade.
Introdução Vitopaper é o papel sintético feito a partir de resíduos plásticos coletados para reciclagem. Um produto que irá satisfazer não só a indústria gráfica como a todos que se preocupam com a responsabilidade social e o meio ambiente. Tecnologia exclusiva da Vitopel, produto protegido por depósito de patente, Vitopaper utiliza a tecnologia BOPP - filmes flexíveis que são aplicados em rótulos, embalagens de biscoitos, salgadinhos, pet food, na indústria gráfica, entre outros - porém, contendo diferentes tipos de plásticos em sua composição. E é aí que está a inovação, pois não há no mundo outra tecnologia desenvolvida para usar vários tipos de plásticos reciclados, como PP e PE. A