Vitiligo 16 03
Apesar de ainda ter causa desconhecida, existem alguns tratamentos disponíveis para ajudar a restaurar a cor ou o tom de pele. No entanto, os resultados variam e são imprevisíveis. Alguns tratamentos podem causar efeitos colaterais. Por isso, o médico poderá indicar um simples método para disfarçar a aparência, como o uso de bronzeadores e maquiagem. Em alguns casos isso pode bastar, outros exigirão tratamento mais rigoroso.
Medicamentos
É muito difícil interromper ou paralisar o processo do vitiligo – alguns organismos respondem bem ao tratamento e conseguem não só paralisar a doença, como regredi-la e fazê-la desaparecer completamente. Além disso, alguns medicamentos podem ajudar a melhorar a aparência da pele, como cremes que controlam a doença e que, se usados logo no início, podem até ajudar a restaurar a cor original da pele. Não se desanime, no entanto, se não notar progressos na cor da pele logo no começo do tratamento. Podem demorar meses até que ele mostre sua eficácia. Cremes de corticosteroides costumam ser eficazes e são, geralmente, fáceis de manusear. As únicas contraindicações são os efeitos colaterais que eles podem causar, como o afinamento da pele e o aparecimento de estrias. Cremes a base de vitamina D também podem ser recomendados pelo médico.
(http://www.minhavida.com.br/saude/temas/vitiligo)
Sintomas de Vitiligo
O principal sinal de vitiligo é a perda da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas por todo o corpo. Outros sinais de vitiligo incluem:
Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba
Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas)
Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina)
Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.
A doença pode variar também de intensidade:
As manchas podem aparecer em todo o corpo, no caso do vitiligo generalizado (mais comum de todos)
As manchas podem surgir em