Vitaminas
Ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira;
Inflamação da pele (dermatite);
Endurecimento das membranas mucosas dos trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário;
Risco de infecções e morte. | | Dor de cabeça;
Ressecamento da pele com fissuras;
Perda de cabelos;
Aumento do baço e fígado;
Aumento dos ossos e dor nas juntas. |
Fontes: A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.
Vitamina B
A vitamina B, um composto hidrossolúvel, é constituída por um complexo vitamínico de várias substâncias, sendo: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina), colaborando com muitas reações químicas do organismo humano, principalmente no mecanismo de respiração celular, fornecendo energia (ATP) para o metabolismo.
Entre as principais funções destacam-se: o auxílio na oxidação dos carboidratos, a manutenção do tônus muscular e nervoso, o adequado funcionamento do sistema digestório, auxílio na coordenação motora, prevenção contra pelagra, estimulação do apetite, além de manter a tonalidade e a pele saudável.
Porém, os sintomas da deficiência podem ser: Insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos (Beribéri), lesões na pele, alteração da hematopoiese (má formação de hemácias), distúrbios mentais, implicações