Vitaminas
São substâncias orgânicas que não são sintetizadas pelo organismo, devendo ser fornecidas pela dieta, em geral a grande maioria age como coenzima no metabolismo celular, tem estrutura química diversificada, são essenciais ao organismo e em pouca quantidade. As vitaminas são classificadas em 2 grupos:
• Vitaminas hidrossolúveis ( B, C e H ): não dependem dos lipídios para serem absorvidos, sendo solúveis na corrente sanguínea ou secretados pelo rim (pois o organismo não tem capacidade de armazenar).
• Vitaminas lipossolúveis ( A, D, E, K e F ): dependem da presença lipídios para que ocorra a absorção no intestino, processo este que é facilitado pela bile. Na corrente sanguínea são transportadas através de um complexo protéico (não são secretadas, mas armazenadas nos depósitos de gordura).
A de vitaminas causa:
Hipovitaminose – decorrente da má nutrição, ex: escorbuto (vit. C), pelagra(vit. B), raquitismo (vit. D).
O excesso de vitaminas causa:
Hipervitaminose – os sintomas são de intoxicação, ex: vit. A, D, E e K, que são as que o rim não excreta.
Exercem diversas funções no organismo, tais como:
Precursores de hormônios, caso da vit. D que sem ela não forma o calcitrol, hormonio que regula aabsorção de cálcio no organismo.
Antioxidante: vitamina E.
Vitaminas Fontes Doenças causada pela falta Funções no organismo
A fígado de aves, animais e cenoura problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina
D óleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose regulação do cálcio do sangue e dos ossos
E verduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas atua como agente antioxidante.
K fígado e verduras de folhas verdes, abacate deficiência na coagulação do sangue, hemorragias. atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).
B1 cereais,