vitaminas
As vitaminas são micronutrientes essenciais para o metabolismo do organismo vivo. Não são sintetizadas pelo corpo, precisando ser obtidas através da alimentação. Sua importância bioquímica reside no fato de que muitas vitaminas atuam como substâncias fundamentais para o funcionamento das enzimas (coenzimas), principalmente as hidrossolúveis que pertencem ao grupo do complexo B (tiamina, riboflavina, piridoxina, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cobalamina, niacina, ácido ascórbico) e uma lipossolúvel, vitamina K.
2) Como acontece a ação antioxidante das vitaminas e quais as principais vitaminas envolvidas?
As vitaminas com ação antioxidante, protegem as proteínas fracas e os lipídios das membranas celulares, reduzem a velocidade de iniciação ou previnem a formação de radicais livres, que são moléculas com um ou mais elétrons desemparelhado, reagindo rapidamente com outras moléculas, iniciando reações em cadeia num processo de oxidação, consequentemente evitam o envelhecimento ou a morte das células do corpo. As vitaminas com melhor ação antioxidante são C, E, betacaroteno (um precursor da vitamina A).
3) Qual a classificação das vitaminas? Há diferença no processo de digestão, absorção e destino metabólico?
De acordo com sua solubilidade se dividem em hidrossolúveis e lipossolúveis. Vitaminas lipossolúveis são absorvidas passivamente e devem ser transportadas com os lipídios, necessitam de sais biliares e suco pancreático para absorção, transportadas através do sistema linfático (quilomicrons) até os tecidos gordurosos ou fígado onde são armazenadas, geralmente são excretada nas fezes (maior quantidade) e pela urina (menor quantidade). E as vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelos mecanismos passivo e ativo, lançadas no sangue pela veia porta e transportadas por carreadores até os tecidos orgânicos onde serão utilizadas, não são armazenadas em