Vitaminas
Odontologia – 1015 – M1
Bioquímica: Vitaminas
Belo Horizonte
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
TRABALHO DE BIOQUÍMICA: VITAMINAS
Belo Horizonte
2011
INTRODUÇÃO
O termo vitaminas veio em 1911 e deve – se ao bioquímico Kazimiers Funk, tendo resultado da junção da palavra vita (vida) com o sufixo amina, pensava – se que esses nutrientes naturais, essenciais a vida, eram aminas.
CONCEITO
As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida, que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (aminas), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocará manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).
CLASSIFICAÇÃO Há dois tipos de classificação destas vitaminas, que são hidrossolúveis e lipossolúveis.
Hidrossolúveis: São vitaminas solúveis em água, absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. O grau de solubilidade é variável e tem influencia no seu trajeto através do organismo. Podem ser armazenas em quantidade limitada, e a sua excreção efetua - se através da urina. A sua classificação é constituída através das vitaminas: B1, B2, B6, B12, Biotina, Acido Pantotênico, Niacina/ fator PP, Acido Fólico, C e Bioflavonoides.
Lipossolúveis: São vitaminas solúveis em gordura, absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. Há maior capacitação de armazenagem da vitamina. A sua classificação é