Vitaminas
Vitamina A
Fontes: A vitamina A é encontrada em óleo de fígado de peixe, manteiga, leite e em pequenas quantidades nos rins, gorduras e carne de músculo. O precursor da vitamina A ( (a substância a partir da qual a vitamina A pode ser formada) é chamado de provitamina A e é encontrado em frutas amarelas e vegetais como pêssego, Abricó, batata doce, cenoura e tomates, bem como vegetais e folhas verdes.
Estrutura: A vitamina A é um álcool de alta massa molecular conhecido como retinol. A vitamina A tem uma estrutura totalmente trans. Provitamina A é um composto que pode ser convertida em vitamina A. Uma provitamina A é o β-caroteno. A conversão de β-caroteno em retinal (vitamina A aldeído) e então para retinol (vitamina A).Uma molécula de β-caroteno produz duas moléculas de vitamina A. A provitamina A ingerida é transformada em vitamina A nas paredes intestinais de alguns animais, incluindo ratos e porcos, e no fígado dos seres humanos.
Propriedades: A vitamina A é solúvel em gorduras, mas não em água. Ela é estável ao calor, ácidos bases, mas é destruída por oxidação, por obter uma ligação dupla em sua cadeia, estando mais suscetível. O cozimento comum dos alimentos não destrói a vitamina A. A vitamina A presente na manteiga é destruída quando se torna rança( oxidada).
Efeito em excesso: Hipervitaminose A, que é um aporte de vitamina A muito acima das necessidades diárias normais, tem como efeitos iniciais irritabilidade, perda de apetite, fadiga e coceira. Alimentar-se de uma grande quantidade de cenouras todos os dias pode resultar em carotenose, em condições benignas é caracterizado pelo amarelecimento da pele.
Vitamina D
Fontes: A vitamina D é chamada às vezes de “vitamina do sol”. As fontes mais ricas em vitamina D são óleos de peixe, como o bacalhau e o hipoglosso, e a carnes de peixe como sardinhas, salmão e arenque. O leite não é uma boa fonte de vitamina D, embora seu conteúdo de vitamina D possa ser aumentado através de