Vitaminas e Nutrientes!
Um nutriente é uma substância usada pelo metabolismo de um organismo que pode ser adquirido a partir do meio envolvente. Os organismos não autotróficos adquirem os nutrientes geralmente através da ingestão de alimentos. Os métodos para ingestão de nutrientes variam, com os animais a possuírem um sistema digestivo interno, enquanto que as plantas digerem os nutrientes externamente. Os efeitos dos nutrientes dependem em grande parte da quantidade da dose ingerida. Os nutrientes orgânicos incluem carboidratos, gorduras, proteínas (ou outros elementos construtores, como os aminoácidos), e vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais ou água. Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e todos os que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo têm de ser obtidos de fontes externas. Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados por “macronutrientes” e os necessários em pequenas quantidades por “micronutrientes”.
Vitamina C
Necessária para a produção de colágeno, participa da biosíntese e da excreção do colesterol, é antioxidante, atua no sistema imunológico, aumenta a absorção de ferro e favorece a cicatrização da mucosa atuando na síntese de colágeno que melhora a síntese de proteína.
Fontes: frutas verdes, amarelas e vermelhas e folhas verdes.
Cálcio
Principais funções no organismo: na formação de ossos e dentes, indispensável na dieta de recém-nascidos, crianças e gestante. Previne a osteoporose. Trabalha em equílibrio com o fósforo.
Fontes: leite, queijo, iogurte, legumes verdes, cereais integrais, grãos, nozes ,amendoim, castanha, milho, soja, tofu , repolho chinês, couve, brócolis.
Magnésio
Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. A falta do magnésio no organismo também colabora para o aumento das TPM (tensão pré-menstrual).
Fontes: verduras folhas