Vitaminas e coenzimas
TAREFA EXTRA CLASSE Nº 8
ALUNO: GUSTAVO SIMÕES
CURSO: MEDICINA – 1º PERÍODO
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
Professor PHD Anselmo Hernandez
PESQUISA SOBRE VITAMINAS E CO-ENZIMAS
Porto Velho
Abril de 2015
Vitaminas
As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo e devem estar contidas na dieta. O organismo humano necessita destas vitaminas em pequenas quantidades na dieta para desempenhar diversas funções.
A deficiência de vitaminas é chamada de avitaminose ou hipovitaminose e o excesso é chamado de hipervitaminose. Ambas podem causar danos ao funcionamento do organismo.
As vitaminas são divididas em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis.
Lipossolúveis: São vitaminas encontradas nos óleos e gorduras dos alimentos. São absorvidas com a ajuda da bile e armazenadas no fígado e no tecido adiposo. São elas: vitaminas K, E, D, A.
Hidrossolúveis: São solúveis em água. A maioria é componente de sistemas de enzimas essenciais, e muitas delas estão envolvidas em reações relacionadas com o metabolismo energético. Este tipo de vitaminas não são armazenadas pelo organismo em grandes quantidades, sendo normamente eliminadas pela urina. São elas: vitaminas C e do complexo B.
Vitaminas
Função
Estrutura
Vitamina B1 (Tiamina)
Mantém sistema nervoso e circulatório saudáveis; auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga; converte o açúcar no sangue em energia.
Vitamina B2 (Riboflavina)
Ligada à formação de células vermelhas do sangue e anticorpos; envolvida na respiração e processos celulares; previne catarata; ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina.
Vitamina B3 (Nicotinamida)
Aumenta a circulação; reduz triglicérides e colesterol; ajuda no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico; regula o açúcar no sangue; protege o corpo contra poluentes e toxinas.