Vitamina
A vitamina A é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo são armazenadas no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.
Alimentos ricos em vitamina A: Fígado, Manteiga, Leite, Gema de ovos, Abacate, Acelga, Caju, Pêssego, Mamão. Vitamina B1 C12H17N4OS (Tiamina, Hidrocloreto de aneurina)
A tiamina tem papéis essenciais na transformação de energia e na condução de membranas e nervos. É necessária no metabolismo de gorduras, proteínas, ácida nucleica e carboidratos.
É absorvida por transporte ativo no meio ácido do duodeno. A absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool, que interfere no transporte da vitamina.
Alimentos ricos em vitamina B1: Ervilha, Feijão, Pão integral, Arroz integral, Cereal integral, Noz, Fígado.
Vitamina B2 C17H20N4O6 (Riboflavina hepatoflavina, verdoflavina). Riboflavina em pó.
A riboflavina é constituinte ativa de diversas enzimas, entre as quais as que atuam no transporte de oxigênio e, desse modo, na respiração celular e nos processos de oxidação. Graças à suas fotos sensibilidade, desempenha importante papel nos fenômenos da visão.
Alimentos ricos em vitamina B2: Abacate, Amendoim, Nozes, Castanhas, Lêvedo de Cerveja, Soja, Brócolis, Espinafre, Leite, Carne.
Vitamina B3 - Niacina
Niacina é o termo genérico para a nicotinamida ou ácido nicotínico. Sua absorção ocorre no intestino delgado e um pequeno armazenamento ocorre no organismo. Qualquer excesso é eliminado através da urina. A niacina está presente em coenzimas essenciais para as reações de oxidação-redução envolvidas na liberação de energia por carboidratos, gorduras e proteínas.
Alimentos ricos em vitamina B3: Carne bovina magra, Fígado, Aves, Peixes, Amendoim, Ovos, Leite, Cogumelos,