Vitamina C
O ácido ascórbico é sintetizado pelos vegetais e pela quase totalidade dos animais. Os homens e outros primatas são incapazes de sintetizá-lo e necessitam de recebê-lo na dieta, sendo necessário para a hidroxilação da prolina e da lisina, condição indispensável à formação de um colágeno normal. A maior parte das alterações verificadas no escorbuto são explicadas por distúrbios da formação do colágeno, que é essencial para síntese do colágeno, uma das proteínas mais abundantes do organismo, constituindo de 25% a 30% da proteína total e cerca de 6% do peso total do corpo; é também indispensável no metabolismo do ferro e da hemoglobina.
A porção orgânica da matriz óssea, ou osteoide, sintetizada pelos osteoblastos, é formada em sua maior parte por fibras colágenas, envolvidas por pequena quantidade de substância fundamental amorfa. Na ausência de vitamina C, o osteoide não é produzido, ou a produção é escassa e imperfeitamente. Embora continue a haver deposição cálcica, as alterações do osteoide impedem a transformação em tecido ósseo, prejudicando, assim, o processo de ossificação normal.
As manifestações hemorrágicas do escorbuto são atribuídas a um defeito da substância intercelular, com aumento da permeabilidade e fragilidade dos capilares. A anemia pode ser observada no paciente com escorbuto em decorrência dos fenômenos hemorrágicos e também porque a vitamina C tem participação na hematopoese. Formação deficiente de colágeno causa atraso na cicatrização de feridas e alterações nos ligamentos que mantêm o dente no alvéolo, facilitando sua queda. - Aonde encontrar a vitamina C :
Fontes: Legumes e frutas frescas, laranja, limão, mamão, caju, goiaba, kiwi, pera , acerola, alho, pimenta , pimentão ,cebola, romã, maçã, tomate, morango, tangerina, mexerica, manga, uva, couve-flor, repolho.
- Suplementos: Coristina, redoxon, Cebion, BCAA, Riaplus
- Papel bioquímico na vitamina C
É vital na produção de colágeno e ajuda proteger vitaminas A