vitamina b8
A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como cofator enzimático. Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos. Ela age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidratos de carbono (açúcares e amido) e das proteínas. É uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) .
Principais funções no organismo
- Participa do processo de gliconeogênese; - Atua na oxidação e síntese de ácidos graxos; - Participa da síntese de purinas; - Atua na formação da pele; - Atua no metabolismo de carboidratos e proteínas;
Deficiência
A deficiência na população em geral é muito rara, mas pode ocorrer em casos de indivíduos submetidos à nutrição parenteral total por tempo prolongado, em pacientes epilépticos tratados com drogas anticonvulsivantes, no alcoolismo crônico e por desnutrição energética protéica severa. Na placenta humana há competição no processo de absorção mediada pelo sódio entre esta vitamina e o ácido pantotênico, o que pode resultar em deficiência dessas vitaminas. A deficiência também ocorre em crianças com defeito genético para a síntese da enzima biotinidase .
Os sintomas da deficiência crônica incluem dermatites, erupções cutâneas, alopecia, retardo no desenvolvimento, conjuntivites, perda de acuidade visual e auditiva, entre outros. No entanto, os sintomas iniciais da deficiência concentram-se nas alterações epiteliais, que são rapidamente revertidas com a suplementação desta vitamina.
Recomendações de Ingestão de Biotina
AI* (ug/dia)
Bebês
0 - 6 meses
5
7 - 12 meses
6
Crianças 1 – 3 anos
8
4 – 8 anos
12
Adultos 9 – 13 anos
20
14 – 18 anos
25
19 – 30 anos
30
31 – 50 anos
30
50 – 70 anos
30
>70 anos
30
Gravidez