Vitamina b5
A vitamina B5, que também é conhecida como ácido pantotênico, é uma vitamina hidrossolúvel e que compõe o grupo das vitaminas do complexo B. Esta vitamina desempenha funções essenciais na fisiologia do metabolismo humano, como a produção de energia e de hormônios pela glândula adrenal, as quais podem ser comprometidas quando sua ingestão é inadequada. O ácido pantotênico é formado por um hidróxi-ácido complexo, o ácido pantóico, e molécula de beta-alanina unidos por um grupo amina ligado à carboxila do ácido. A estrutura química do ácido pantotênico está mostrada abaixo:
A identificação do ácido pantotênico deve-se a williams a col., em 1939, como um substância essencial ao crescimento de leveduras. O nome, derivado do grego, significa “por toda a parte”, indicando a extensão dessa vitamina na natureza. O papel do ácido pantotênico na natureza animal foi demonstrado experimentalmente em pintos, em uma doença de carência em aves, caracterizada por lesões de pele e que foram conhecidas por serem curadas pelo filtrado de frações preparadas com extrato de fígado. Assim, o ácido pantotênico foi reconhecido primeiramente como essencial para pintos e depois para outros animais. Em 1939, Wooley e col. Demonstraram que o fator antidermatite em pintos era o ácido pantotênico. Em animais foi descrita uma deficiência caracterizada por emagrecimento, perda e embranquecimento do cabelo em animais escuros, úlceras gastroduenal e lesões em vários órgãos internos. Em 1940 foi obtida a síntese completa do ácido pantotênico. Esta substância é relativamente estável nos alimentos durante longos períodos de armazenamento, sendo pouco destruída durante a cocção, e pouco resistente a ácidos e álcalis, por destruir-se o enlace amídico.
Química
É um ácido orgânico opticamente ativo e sua atividade biológica é característica apenas do isômero d. Sua ação vitamínica no organismo resulta de sua incorporação na coenzima A.
Essa molécula apresenta