Vitamina B12
Possui papel fundamental no processo de eritropoiese, em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucléicos; é indispensável na formação sanguínea; necessário para uma boa manutenção do sistema nervoso.
Sua carência é rara em indivíduos onívoros. Normalmente acontece devido à problemas na sua absorção, quando há produção insuficiente de enzimas digestivas, ácido estomacal e fatores intrínsecos que, por sua vez, estão envolvidos no transporte dessa vitamina até o jejuno, onde será absorvida. Quando ocorre, pode causar anemia perniciosa, dos quais os sintomas são: alterações neurológicas; progressivas e mortais quando não é realizado um tratamento adequado; fraqueza; convulsões e dano irreversível na parede gástrica.
Como esta vitamina é obtida apenas através de fontes animais, indivíduos estritamente vegetarianos devem receber suplementação de vitamina B12 através de cápsulas ou por via injetável. Existem estudosque sugerem que humanos possuem as bactérias que sintetizam a vitamina B12 (assim como os animais possuem), porém, elas estão presentes após a área de absorção.
Excesso de vitamina B12
O excesso de vitamina B12 é raro porque o organismo elimina facilmente a vitamina B12 pela urina quando está em grandes quantidades no corpo.
As recomendações de ingestão diária de vitamina B12 é de 3 a 5 microgramas (mcg) por dia, sendo que 2,4 mcg para adultos, 1,2 mcg para crianças de até 8 anos e 2,6 mcg para gestantes e mães que amamentam (DRIS, 2004).
Tabela 1 - Quantidade de cobalamina em 100g de alimento
Alimento (100g)
Quantidade (mcg)
Fígado de boi
59,29
Carne vermelha 1,82
Moluscos
49,43
Leite
0,44
Ovos
1,29 Bibiografia http://www.rgnutri.com.br/alimentos/vitaminas/vitb12.php http://www.infoescola.com/bioquimica/vitamina-b12/