Visão
DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA
PROFESSORA: CÁTIA TEREZINHA HEIMBECHER
EQUIPE: FRANCIELE SANTOS JOSIANE LOPES MICHELE KAROLINE RAFAELA CRISTINA VALDIRENE SANTOS
Curitiba, maio de 2012
VISÃO
ANATOMIA DO OLHO Imagem: CRUZ, Daniel.O Corpo Humano. São Paulo, Ed. Ática, 2000. | Os globos oculares estão alojados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, esfenóide, etmóide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal. |
Os globos oculares estão alojados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, esfenóide, etmóide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.
As estruturas externas do olho são a cavidade orbitária, os músculos extrínsecos oculares, as pálpebras, as conjuntivas e o aparelho lacrimal.
Cavidade orbitária: A cavidade orbitária contém o bulbo ocular, é uma região óssea em forma de cone na parte frontal da caixa craniana revestida de tecido gorduroso para acomodar o bulbo ocular. Os ossos que formam a cavidade orbitária são frágeis e finos. O osso na borda da órbita é mais espesso para proteger o olho contra lesões.
As células da camada profunda ou retínica diferenciam-se em espongioblastos e células germinais, sendo que estas últimas, mediante subdivisões, dão lugar a neuroblastos. A partir dos espongioblastos. São formadas as fibras de sustentação de Muiller e as membranas limitantes externa e interna, juntamente com a trama fundamental da camada molecular da retina. Os neuroblastos tornam a se arranjar para formarem as camadas ganglionar e nuclear. A camada de cones e