Visão Social
Disciplina: Serviço Social Antropologia
Tema: Visão Social
Profª: Ma. MARICIANE MORES NUNES
CURSO – SERVIÇO SOCIAL
Nome
Sumaré 05 de junho 2014
Semestre
3º
3º
3°
3°
3°
3°
Introdução
A finalidade desse trabalho é observar e mostrar alguns aspectos do cotidiano a partir do ponto de vista de Carolina Maria de Jesus, em Quarto de despejo: diário de uma favelada (2004). Neste diário autobiográfico fica evidente não só a figura da autora do diário, mas também toda uma comunidade onde podemos apreender uma experiência coletiva, de vozes que muitas vezes são silenciadas, à margem do percurso relativo dentro de uma comunidade carente.
Apesar da aparente simplicidade com que as suas lembrança vai fluindo, diante dos acontecimentos por ela narrado nesta obra não é só a miséria que Carolina vê e registra há momentos que ela sonha, fantasia sonhos verdadeiros e sonhos Fictício, seus dias são muito duro.
O livro quarto de despejo: Diário de uma favelada resgata e denuncia a realidade vivenciada nas favelas, com sonhos frustrados, mostra claramente a vida dos favelados seus sonhos e suas frustrações com riqueza de detalhes, pois estava sendo contado por alguém que morava dentro de uma, pois seus cadernos mostra claramente o cotidiano autêntico de uma mulher que luta pela sobrevivência em meios a tanta miséria
Visão Social
No livro quarto de despejo diário de uma favelada e nos texto subseqüentes vemos a exclusão e a descriminação existente ate os dias atuais.
Ao lermos os textos referidos e o livro indicado, notamos a mais pura e conhecida realidade dos excluídos socialmente, nos mais diversos aspectos da vida de um ser humano, problemas estes decorridos da vida social e política do Brasil.
Analisamos fatores que desde então, ate os dias de hoje, tem estado presente em nosso meio, sendo elas a fome, a falta de saneamento básico, moradia, saúde pública, educação, e que isso tem acarretado uma série