Visão sistêmica da organização
Jaqueline Neves Silva
RESUMO: O artigo foi desenvolvido para mostrar que a Gestão por Processos visa desenvolver esforços para que os departamentos funcionem como um todo de forma que cada parte dessa estrutura analise os impactos que seu desempenho está causando nas demais partes da empresa. Apresenta que a Teoria Geral dos Sistemas contribuiu muito para o pensamento administrativo, que era bastante restrito aos assuntos internos da organização. Através desse pensamento sistêmico, rompe-se barreiras funcionais e administra-se as interconexões visualizando os impactos de cada decisão tomada gera na organização.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão, Processos.
As organizações funcionam como um sistema que interage com diversas partes imersas em um ambiente complexo de constantes mudanças sociais, políticas, econômicas e ambientais no mercado onde atua. As empresas têm buscado a maneira mais eficiente para adaptar-se a essas mudanças e manter-se competitivamente atuando.
Situações como estas fazem com que muitos administradores busquem novos recursos e técnicas para mantê-las de acordo com as demandas do mercado e agregar valor aos seus produtos e serviços gerando a satisfação de seus clientes.
A abordagem por Processos ou Gestão por Processos, como é conhecida atualmente, visa desenvolver esforços dentro das organizações para que os departamentos funcionem como um todo de forma que cada parte dessa estrutura organizacional passe a analisar os impactos que seu desempenho está causando nas demais partes da empresa.
Segundo a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ(2007), esse tipo de gestão necessita de visão sistêmica pois sem ela é impossível perceber como o todo significa muito mais do que a uma simples soma das partes. A abordagem sistêmica dentro de uma organização faz com que o foco de sua gestão esteja voltado não só para o seu ambiente interno, mas para o externo também, ou seja, que haja uma sinergia