VISÃO SISTÊMICA DA CACHAÇA ATRELADA AO CUSTO DE EMBALAGEM
Ano 2013
Diogo Aparecido Ferreira
RA: 2250427485
Anhanguera Educacional Sorocaba
MBA em Marketing e Vendas
Diogoferreira_mvg@hotmail.com
Prof. Francisco Carlos Damiati Anhanguera Educacional Sorocaba
Estratégia Executiva
Prof.franciscodamiati@uol.com.br
visão sistêmica da cachaça atrelada ao custo de embalagem
Resumo
Nesse artigo iremos discorrer sobre uma visão global da cachaça atrelada a cultura brasileira e a potencialidade que nela são atribuídas por diversos especialistas gourmets e de marketing. Iremos também analisar como seu processo produtivo e de classificação influenciam na economia e de que forma a embalagem pode impactar sobre todos esses processos.
Palavras chave: Cachaça, Cana-de-açúcar, Minas Gerais, Brasil, Alambique, Produtores e Açúcar. abstract In this article we will discuss an overview of cachaça linked to Brazilian culture and capability that it is attributed by many experts and gourmets marketing. We will also analyze how the production process and rating influence on the economy and how the packaging can impact on all these processes.
Keywords: Cachaca, cane sugar, Minas Gerais, Brazil, Sugar, Alembic and Producers.
1. Introdução
1.1. Primórdios da Cachaça
Os primórdios da cachaça remontam aos egípcios antigos que acreditavam curar várias moléstias inalando vapor de líquidos aromatizados e fermentados, absorvido diretamente do bico de uma chaleira, num ambiente fechado.
Os gregos foram os primeiros a registrarem o processo de obtenção de ácqua ardens (Água que pega fogo) feito pelos egípcios. Água ardente aparece nos registros do Tratado da Ciência escrito por Plínio, o velho, que viveu entre os anos 23 e 79 depois de Cristo. Ele conta que apanha o vapor da resina de cedro, do bico de uma chaleira, com um pedaço de lã. Torcendo o tecido obtem-se o Al kuhu.
A água ardente vai para as mãos dos Alquimistas que atribuem a ela propriedades místico-medicinais. Transforma-se em água da vida. A