Visão Geral Sobre Energia Nuclear
Bloco Alfa, Universidade Federal do ABC, Campus São Bernardo do Campo, São Bernardo do Campo, SP, Brazil.
Abstract
After the discovery of the atomic nucleus, enegineering sought ways to enjoy the high nuclear energy to benefit humans. But on the other hand created a powerful mass destruction weapon. Clean and so much efficienty, the nuclear energy may be the energetic solution for various countries.
Keywords: Nuclear Energy
História da Energia Nuclear
Descoberta do Núcleo:
No começo do século XX ainda não se sabia muito sobre os átomos, a não ser a existência de elétrons. Por convenção, os elétrons eram negativamente carregados e sabia-se que o átomo era eletricamente neutro, portanto, existiam cargas positivas. Mas quais seriam essas cargas?
Em 1911, Ernest Rutherford sugeriu que a carga positiva estava concentrada no centro do átomo, formando um núcleo. Essa proposta era baseada em um experimento proposto por ele: fazer partículas alfa incidirem sobre uma fina folha de metal e medir o desvio sofrido pelas partículas. Através dos resultados obtidos Rutherford pôde afirmar que o núcleo existia.
Após a descoberta do núcleo surgiu a questão para a engenharia: será possível utilizar a energia do núcleo para geração de energia para o homem?
O processo de fissão do Urânio:
Em 1932, o físico inglês James Chadwick descobriu o nêutron. Algum tempo depois o físico italiano Enrico Fermi percebeu que alguns elementos formam outros se forem bombardeados por nêutrons. O nêutron, por não possuir carga, é um bom projétil para ser usado no estudo de reações nucleares, já que não sofre repulsão do núcleo.
No final da década de 1930 a física Lise Meitner e os químicos Otto Hahn e Fritz Strassmann descobriram que algumas reações com urânio eram radioativas. Então Meitner observou que um núcleo de urânio, ao absorver um nêutron, se divide e libera energia. Assim foi descoberto o