Visão Geral da História da Linguística – Capítulo I
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA GERAL I
PROFESSORA: MARIA CRISTINA RUAS ABREU MAIA
2° Período de Letras Português
Campus: Januária-MG.
ACADÊMICAS: Fabiola Cardoso Viana, Iasmim Aoki Silva e Priscila Oliveira Santos.
Januária-MG., 04 de setembro de 2013.
Atividade Avaliativa: “Visão Geral da História da Linguística – Capítulo I”.
1 – A primeira fase reconhecida da formação da ciência da língua é marcada por estudos que buscavam compreender as formas de escrita da língua, explique.
Resposta: Esses estudos fizeram surgir a Gramática, que é baseada inicialmente na lógica e está desprovida de qualquer visão científica e desinteressada da própria língua, visa unicamente formular regras para distinguir as formas corretas das incorretas. Não passava de uma disciplina de regras, afastada da observação, cujo ponto de vista é estreito. Vale lembrar que atualmente a Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: exemplo de bons escritores; lógica; tradição; e bom senso.
2 – A segunda fase é marcada pelo estudo da língua, qual foi o método utilizado para esse estudo?
Resposta: A Crítica. Então surge a Filologia, analisando textos literários, que tem como objeto de estudo a língua e a história literária destas, a interpretação de textos, os costumes, as instituições, etc. Ela se usava a crítica para decifrar e explicar inscrições redigidas, (na época numa língua arcaica ou obscura), fazendo indagar e impondo pesquisa para que se estudassem e discutissem sobre a língua.
3 – Inicialmente, pelos primeiros estudiosos, algo foi deixado de lado no estudo da língua, explique.
Resposta: Primeiramente a gramática, que se baseia na lógica e não tem base científica para o estudo da língua, distinção de forma correta e incorreta; e posteriormente a filologia, que