Visão de mundo
Como surgiu o IDH?
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1990 e hoje é aplicado em mais de 175 países no mundo. Este índice foi criado pelo economista paquistanês Mahbub ul Hag (1934-1998) e teve a colaboração do economista Indiano Amartya Sem, ganhador do Prêmio Nobel em Economia em 1998. é publicado em dezenas de idiomas e em mais de cem países.
Principal Finalidade do IDH?
Este índice foi criado para oferecer um contraposto ao PIB per capita que considera apenas a dimensão econômica de um país. O IDH parte do pressuposto que para analisar o avanço no desenvolvimento de uma população devem ser considerados não apenas a economia, mas sim as características sociais, culturais e políticas que influenciam na qualidade de vida. O IDH foi recalculado para anos anteriores, portanto foi possível medir o desenvolvimento de um país a partir de 1975. Hoje o IDH é uma referência mundial.
Como é Feita a Avaliação do IDH
O IDH se baseia em três variáveis que possuem influência em uma boa qualidade de vida. Dentre estas variáveis estão: Longevidade – Este índice é calculado pela expectativa de vida ao nascer. Caso a população analisada apresente uma expectativa de vida elevada, tudo indica que alguns fatores como: saneamento básico, alimentação, assistência médico-hospitalar e moradia são consideradas boas. | | Educação – Para calcular o índice de educação são levados em conta a porcentagem de alfabetização de pessoas acima de 15 anos (Caso a pessoa seja capaz de ler e escrever um bilhete será considerada alfabetizada. Este indicador possui peso 2 na avaliação da educação). E o índice de matrículas em todos os níveis da educação (Este índice possui peso 1 na avaliação e calcula o total de pessoas, independente de idade que freqüentam os cursos fundamental, secundário e superior. Este total é dividido pela população com faixa etária de 7 a 22 anos. Incluem-se neste cálculo os alunos de curso supletivo