Visão de mundo e projeto de vida
1.4 - Atividade de Autodesenvolvimento
Questão 1:
De que forma as empresas estão aplicando o conceito de espiritualidade?
Com bases no artigo: ”Espiritualidade, motivação e competência: um tripé para o sucesso empresarial” ( Huppes e Oliveira, 2008) ; a espiritualidade ainda é confundida com religiosidade, fato esse que leva muitas empresas a deixarem esse aspecto (espiritualidade) de lado e não procuram implementá-lo em seus conceitos principais. Podemos definir o conceito de espiritualidade que significa estar sempre disposto; estar satisfeito e não somente preocupado como aspecto financeiro (lucro).
Geralmente essas empresas somente se valem dos conceitos de competência e motivação, e não tem dimensão da importância da espiritualidade no processo de crescimento profissional de ambos (empresa e funcionário).
Por outro lado, algumas empresas demonstram estar cientes do significado e importância da espiritualidade e estão aplicando-a em seu ambiente de trabalho. A espiritualidade leva o profissional a um nível mais avançado em sua perspectiva e objetivos pessoais.
Essa satisfação pessoal leva o profissional a produzir mais e consequentemente a empresa também sai lucrando com isso.
Algumas empresas já estão tomando providências e implementando o conceito do tripé para o sucesso: espiritualidade, motivação e competência, e estão vendo que somente os três aspectos juntos podem manter o ambiente organizacional mais eficiente.
A maneira como essas empresas tem implantado esse novo modelo é através de palestras, treinamentos e cursos. E isso tem se mostrado muito eficaz, já que a empresa mantém o profissional motivado e satisfeito, o que é bom para ambos os lados.
Questão 2:
Ao conhecer o conceito de espiritualidade, qual habilidade você identifica que precisa desenvolver para melhorar sua atuação profissional, no dia a dia?
Na minha concepção pessoal, creio que necessito desenvolver minhas competências.
Devido a experiências