Visual merchandising
A Associação Americana de Marketing definiu Merchandising como “[...] uma operação de planejamento necessária para se pôr no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidades certas e a preço certo” (LAS CASAS, 2001, p. 260).
Visual MERCHANDISING é uma das melhores ferramentas de Marketing, que é utilizada para a divulgação de um determinado produto, ajuda a otimizar o ponto de venda, e auxilia na criação de identidade e conceito de marca. Para tanto contamos com todo o contexto da loja, como layout da vitrine e de todo o ambiente, moveis, iluminação, cores, sons, comunicação visual, a equipe de venda, etc. Fazendo despertar no cliente o interesse pelo produto através do apelo visual. Para Caldeira (apud ANGELO e SILVEIRA, 1999, p. 216), Merchandising “é a venda sem palavras, isto é, usando as próprias embalagens, os expositores, os equipamentos, o espaço de vendas das lojas, produzir uma ‘conversa’ de vendas que desperte o impulso de compra na mente dos consumidores” e, assim, transmitindo a imagem da loja.
Acreditasse que esta ferramenta já vem sendo utilizada desde o inicio da civilização, quando já existiam feirantes e possíveis clientes, um exemplo é um mercador expor seus produtos a tal forma que o cliente deseje e veja necessidade de ter aquele produto.
JUSTIFICATIVA:
Pesquisas comprovam que 83% dos estímulos percebidos pelo ser humano vem da visão, nosso organismo é realmente uma maquina que possui 5 sentidos principais, e que varia de pessoa para pessoa a estimulação destes sentidos. Somando a percepção destes sentidos chegaremos a uma conclusão se determinado produto agrada ou não o cliente.
Nunca esquecendo que cada pessoa vê e sente de diferentes formas esta percepção, e assim precisamos tomar cuidado com tipo de informação que transmitimos para poder obter sucesso ou não na venda. Hoje com a grande crescente da tecnologia, o mercado competitivo fica cada vez mais acirrado, com vários diferenciais propostos