VISITA A MUSEU VIRTUAL
O Museu casa de Portinari está lotado na página http://museucasadeportinari.org.br/visite-o-museu/visita-virtual-2. Nele podemos observar as obras de Cândido Portinari, importante artista brasileiro reconhecido em todo mundo.
Instalado na casa onde Candido Portinari residiu durante sua infância e juventude, em Brodowski (SP), o Museu Casa de Portinari é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura que representa o marco concreto do vínculo do artista com sua terra natal, ligação que é celebrada e perpetuada em sua obra plástica e poética.
Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível. O primeiro passo ocorreu em 9 de dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu. A gestão do museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura em convênio com o Governo do Estado e em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.
Além do museu em Brodowski, a ACAM administra outras três unidades museológicas do interior de São Paulo: o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, ambos em Campos do Jordão, e ainda apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus).
Missão, Visão,