Visita a instituição escolar
Minha entrevistada foi Maria Cristina da Silva Bruggemann de Souza, formada em pedagogia e ocupa o cargo de orientadora educacional nesta instituição de ensino, que é do segmento de ensino médio somente.
A escola é um prédio de 2 andares, não é próprio e sim alugado, composto por mais um anexo, concentrado num total de 10 salas de aula, 1 sala de professores, 1 biblioteca, 1 sala de informática, 1 sala de coordenação pedagógica, 1 sala de vídeo, 1 secretaria e anexo à secretaria, direção com 2 salas, sendo uma para diretor geral e outra para diretor adjunto, banheiro de professores (1 feminino + 1 masculino) e uma dispensa. Existem 72 professores, num total de 1090 alunos divididos em três turnos.
Não há o atendimento de psicólogos, pedagogos e psicopedagogos para os alunos e os principais objetivos da instituição, segundo a escola: “Trabalhar a partir da essência da visão da inteligência e de ter o ser humano como alvo principal de suas ações. Acredito que o ser humano é integral e precisa desenvolver como um todo às suas capacidades, seja física, intelectual e social. Acreditando que a educação atualmente é motivo de diálogo e transformação, busca então uma nova formulação de conceitos e compreensão dos fatos de forma crítica”.
O relacionamento escola-família é muito bom, com reuniões bimestrais e, quando necessário, há reuniões extraordinárias. Em relação ao relacionamento escola-comunidade, pode-se dizer que a relação é excelente, pois a escola está localizada numa área extremamente residencial.
Ao efetuar a matrícula nesta escola, o aluno e seus pais recebem um termo de compromisso, o Regimento Interno da instituição (ANEXO A). Este documento destina-se a esclarecer aos pais e novos alunos o regimento da unidade escolar, para que sua permanência