Visita a exposição
ANDY WARHOL, MR. AMÉRICA
MAM – Museu de Arte Moderna
ESTAÇÃO PINACOTECA
Parte I: Preparação.
Pesquisa sobre o artista – O POP ART foi um movimento artístico da década de 50 na Inglaterra e nos Estados Unidos, empregado pela primeira vez em 1954 pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para mostrar os produtos da cultura popular da civilização ocidental.
Representavam assim, uma poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era à volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. Faziam uso de cores vivas e modificavam o formato dos objetos; repetiam várias vezes o mesmo objeto com cores diferentes e colagens.
Andy Warhol foi nascido em 1927 em Pittsburgh, e faleceu em Nova Jersey em 1987. Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do Pop Art, Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Além de pintor, Andy Warhol também foi cineasta.
Parte II: Visita.
a) Identificação do local - A Exposição foi realizada na Estação Pinacoteca, próxima a estação da Luz. Havia diversas obras, ficando difícil de ver todas, pois a exposição tinha muita gente, maioria alunos de diversas faculdades.
b) Chegando a exposição – No terceiro andar contém um painel onde mostra as informações sobre a vida do artista e as datas de suas obras, em inglês e português.
Parte III: Análise.
Escolha duas obras da exposição.
Obra 1 - Self-Portrait (Auto-Retrato), 1986, tinta serigrafia e acrílica sobre o linho.
Descrição - A obra apresenta o artista, com cores como o rosa - predominante, preto ao fundo; e azul, branco e vermelho (cores da bandeira americana) mescladas em seu