visita a escola
Memorial de Formação
Guarulhos
2013
Elaine Cristina Cortez
Memorial de Formação
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas Publicas na educação Básica. Teoria e Práticas do Currículo. Prática pedagógica Interdisciplinar : escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar II.
Prof.Carlos eduardo Gonçalves, Lisnéia rampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vilze Vidotti, Rosely Montagnini, bernadete Strang e fabio Luiz da Silva
guarulhos
2013
Primeiro aspecto: as Memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola.
Um dos aspectos que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da minha vida infantil propriamente dita , a pré- escola, bem como a vivência escolar, em particular quanto ao início, é o fato de ser filha caçula numa familia prole de quatro irmãos.
Por questões tradicionais de educação de família modesta o meu desenvolvimento infântil teve suas limitações, fazendo com que se desenvolvesse mais a imaginação em substituição à farta disponibilidade que hoje encontramos, onde brinquedos em boas condições são facilmente encontrados descartados. Daí, não fica constrangedor dizer que amava minha boneca de pano, adorava pular corda, jogar amarelinha, etc.
Minha mãe não permitia brincadeira na rua, ainda mais uma menina. Mas algo era compensador, ou seja, ter duas irmãs mais velhas, onde, respeitando a imaginação de cada uma podia participar de suas fantasias infantis, o mundo de sonhos.
O amor maternal não pode ficar sem a devida menção, porque quando a mãe fazia parte da brincadeira, aí sim, a alegria se completava.
Pela