visita a escola de ensino infantil
Os girassóis, plantas originárias das Américas, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.c., pensa-se que pela civilização Inca, onde esta planta era considerada sagrada, sendo símbolo do seu Deus do Sol. Segundo a mitologia grega, uma rapariga, chamada Clytia, apaixonou-se pelo deus do Sol, Apolo, e sem poder fazer nada, observava-o olhando para o céu. Após nove dias, ela foi transformada num girassol. O seu nome deriva do grego "Hélios" (sol) e "Anthos" (flor), o qual se deve á sua peculiar maneira de seguir durante todo o dia o Sol e a sua luz, e pela forma e cor da sua flor, lembrando o astro rei.
GERMINAÇÃO
A germinação é o processo inicial de crescimento de uma plantinha.
Para ter noções desse processo, a experiência do é uma boa dica, pois é algo simples e que dá resultado. As crianças podem participar e acompanhar o processo de desenvolvimento da plantinha de maneira prática e divertida.
Marerial:
Para realizar esta experiência é necessário:
- Copo plástico;
-Semente de girassol ;
-Terra;
-Água;
Execução:
É preciso envolver as sementes na terra, colocar dentro do copo plástico e umedecê-las com a água. Se quiser, você pode deixá-la em contato com a luz do sol de vez em quando e é importante mantê-la umedecida. Depois, é só observar com carinho a plantinha nascer e crescer.
Objetivo:
Nesta atividade as crianças iram aprender além de plantar pequenas sementes, iram aprender ter responsabilidade de cuidar da plantinha para que ela possa florescer , onde isso leva de 7 à 14 dias.Após isso pode-se mudar a plantinha para um vaso ou jardim.