Visita a escola de educação para crianças especiais apae
}ementa
A escola, que funciona na Rua Largo dos Poetas, n.º 20, na Vila Piratini, em Charqueadas/RS, trata-se de uma ONG, totalmente filantrópica, a qual conata com um quadro de aproximadamente 30 funcionários, tanto remunerados quanto voluntários, que vão desde funcionários administrativos a terapeutas e especialistas que atendem a pessoas com deficiência mental e física sendo ou não alunos da escola, pois é conveniada ao SUS.
Tratando como um todo (o conjunto APAE - Escola Santa Rita de Cássia), quanto aos elementos da cultura organizacional, podemos ressaltar seus valores, baseados na transparência e preocupação com o bem estar de seus alunos e comunidade. A Escola trabalha basicamente com recursos oriundos de doações provenientes da comunidade, de empresas e dos governos. Há inclusive, uma funcionária designada especificamente para reconhecer oportunidades de angariar verbas para a instituição, alguém que recebe treinamento para agir na busca de informações que ajudem a localizar oportunidades de ganhos, sempre visando a melhoria do serviço oferecido.
Por ser uma organização do terceiro setor, há uma certa dificuldade quanto às aquisições e cobertura de gastos, já que, pelas funções que executa, a entidade tem uma folha de pagamento estimada em 10 mil reais, apenas contando com terapeuta ocupacional, assitente social, neurologista, entre outros especialistas necessários. Toda a estrutura em que opera foi doada por diferentes fontes, parte cedida em regime de comodato, depois doada de fato.
Além disso, a escola tem por característica a notável a consciência